sábado, 12 de março de 2011

Summer Rock 2011 - Release

Tinha tudo para ser um festival inesquecível. Marcado para o final de semana do carnaval, quem não curte as badalações carnavalescas e curte o bom e velho rrock 'n roll já tinha a rota certa: O Summer Rock 2011. Com três dias de festival, e 34 bandas inscritas o festival, aos poucos entrou em colapso já nos dias anteriores. Primeiro, foi a falta de divulgação de informações por parte da organização. Muitas pessoas sequer ficaram sabendo que ocorreu este festival, divulgado apenas na programação da Rádio Unijui FM e graças a jornalista Drica Moraes, no jornal "O Classificadão".

Na comunidade do Orkut, criada para divulgar as informações pertinentes ao festival, sobrava dúvidas, faltava respostas. E os problemas se agravaram no primeiro dia do festival em que várias bandas deixaram mensagens, declarando que não mais poderiam ir ao evento (assim, em cima na hora mesmo) mostrando total falta de compromisso (sim, pois quando uma banda aceita o convite de participar de um festival, e é selecionada entre muitas outras bandas, o mínimo é comprarecer e fazer bonito no palco.) Mas não foi o que aconteceu. De Santo Ângelo as três bandas inscritas não compareceram, deixarando uma mensagem "em cima do laço" que não fecharam a van.

Na sexta feira, dia 04 de março, primeira noite do eventos, com algumas barracas já montadas, e somente 4 (isso mesmo: q-u-a-t-r-o) bandas estavam lá! Não compareci ao evento na sexta, pois estava a trabalho em outro local, mas de acordo com amigos  que foram o destaque foi a banda Amplifield. E mesmo com poucas bandas, quem acampou nem sentiu falta disso, pois nada que  novas amizades, bebida e violão não resolva.

No sábado, a van que era esperada na praça para levar o pessoal ao festival não apareceu. Tive que dar umas voltas pelo centro até encontrar outros 3 amigos para dividirmos um táxi até o Hangar Paranhos. Chegamos por volta as 21 horas e nessa hora já estaria rolando o festival há 5 horas. Mas levamos um susto ao perceber que naquele momento estavam  arrecem passando o som. Havia poucas pessoas, e horas depois fui informada por um dos organizadores, que seria apenas 6 bandas tocando (e não 16 como era o esperado).

Sinto raiva do povo rockeiro Ijuiense e das bandas que faltaram. Na ordem: do povo rockeiro ijuiense pois vivem reclamando nas redes sociais e quando sai nas ruas, de que "Ijui nunca tem nada, nunca rola shows, nem festivais". MAS QUANDO TEM, NÃO VÂO!. Desiste de dividir um táxi com amigos e ir, mas gasta 30 conto enchendo a cara no 24 hrs nos finais de semana. Pra isso tem né?! E  das bandas que faltaram pois a maioria acha que é fácil organizar um festival. Que é socar uma galera num galpão meter uma sonorização velha na tomada e e botar pra ver. Mas não é isso. A galera de Ijui se preocupa com a infra-estrutura (tanto que o Hangar Paranhos é o local bm mais equipado para festivais da cidade). Digo e repito, a partir do momento que você aceita um convite, precisa hontar ele. Definitivamente eu estou desistindo de Ijui. O pessoal daqui precisa realmente ficar um bom tempo sem ter nada na cidade para dar valor a esses eventos.

Durante o sábado tocaram as bandas Ato IV de Júlio de Castilhos (Matanza p-e-r-f-e-i-t-o), Casamata de Santo Cristo, Canela de Cusco de Ijuí, Black Sabbath Cover de Ijuí,  Stereojunkies (muito foda a banda, precisam tocar em mais festivais!) também de Ijuí e a outra eu não lembro  (risos).
O destaque de sábado ficou com a banda Casamata de Santo Cristo, que humilhou tocando Dire Straits e outras pérolas do rock.

Bom, já que estou desistindo de Ijuí, o jeito é ir se divertir em shows e festivais em outras cidades. E para minha felicidade (e das pessoas daqui que dão valor aos eventos e comparecem neles), o Alex Ximú de Santo Ângelo está organizando vários shows por lá. Os próximos são: Sábadia dia 19, show com Hangar no Yallah Music Hall e no dia 7 de maio, pela primeira vez no interior do estado, André Matos!!

10 comentários:

  1. Que desabafo, hein?hehe
    Quase tentei ir, porque não tava fácil aguentar carnaval aqui. Mas acredito que iria me arrepender, já que curto ver as bandas (e tão poucas tocaram).

    Na primeira edição havia me programado para ir, mas chuva e falta de excursão impediram. Mas ouvi falar muito bem.

    Esperamos que hajam próximas e com maior divulgaçao, organização, etc. Realmente, não é fácil organizar eventos assim pela região, mas quem chama a responsabilidade, tem que fazer jus.

    ResponderExcluir
  2. eu só acho que não teve falta de divulgação porra nenhuma...
    olha quantas pessoas tinha na comunidade mais de 300... de DIVERSAS cidades ai...e quantas pessoas compareceram ao festival? a metade no máximo... é de se indignar MESMO pessoal! e Débora concordo contigo plenamente.. desista de ijuí mew... na boa, onde já se viu troca um puta festival desses por um lixo de carnaval... é uma vergonha essa galera!

    ResponderExcluir
  3. Muitos se intitulam como "roqueiros" mas na escolha entre o carnaval e um festival de rock, adivinham qual a escolha?? sim, o carnaval. É isso que mais me indigno, a galera reclama, mas não comparece. Bom, pra quem não foi, só posso dizer uma coisa: tava muito afude!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo que organização do evento ou "desorganização", por assim dizer, não se preoucupou muito com A DIVULGAÇÃO.. pois apenas 3 dias antes do festival, quando eu passava próximo à praça, os responsáveis pela divulgação estavam colando os primeiros cartazes do festival. Acho importante ter festivais em ijuí, e geralmente eu participo, mas acho que o pessoal de ijuí e da região deveriam ter mais compromisso. Além do fato de que foi prometido transporte saindo em frente à prefeitura(o que não aconteceu)o público do festival foi realmente muito menor que o esperado. Espero que sirva de lição aos organizadores e ao pessoal do rock que mais uma vez demontra falta de apoio aos festivais daqui.

    ResponderExcluir
  5. E realmente triste ver pessoas que se esforçam para fazer coisas bacanas como a Débora desistirem daqui... não pude comparecer no evento por questão de saúde...e tambem sei na pele o que é isso! minha banda ja organizou varios eventos, shows contando com o apoio do público Rockeiro ijuiense...quase sempre quebramos a cara. o que prova que os rockeiros daqui não são nada unidos,preconceituosos, salve alguns poucos.. outra coisa foi a escolha da data, bem no carnaval?! não curto carnaval nem samba nem nada.. mas era certo que a ''massa'' iria preferir, o carnaval, acho que a data foi mal planejada, sem falar nas demais coisas que ficaram a desejar..mas não posso deixar de dar os parabéns ao peitaço dos organizadores por meter a cara e fazer o festival acontecer! Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Bah, muito bom o release, Débora! Conseguiu manifestar a mesma indignação que eu tive, como organizador.
    Todo mundo reclama que aqui nunca tem nada, bandas reclamam de falta de ter onde tocar. Mas quando tem a oportunidade de participar de um evento que poderia ser um dos maiores festivais independentes do estado, dão pra trás na última hora.
    Mas a minha maior indignação ainda fica pelo pessoal daqui, que não compareceu. Não sei se ficaram em casa tuitando sobre o tédio, se foram pros blocos de carnaval encher a cara escutando axé, se resolveram entrar em micaretas ou se foram correr atrás do trio elétrico na Bahia, realmente, isso não me importa. O que me importa é que eu fiz esse festival pensando nessas pessoas, que eu acreditava serem o futuro underground daqui.
    Mas vi que não vale a pena. Quando me perguntarem sobre novos festivais aqui, vou responder que por eles, não vale a pena.
    E mais uma vez, agradeço aos que compareceram e fizeram a festa acontecer, mesmo que com menor intensidade do que deveria.
    E repudio uma certa estrelinha de uma banda, que nem me convém falar qual banda, que além de não avisar da desistência, ainda se achou na razão de cantar de galo, tentando botar a culpa da desistência em nós. Esse tipo de gente eu espero que nunca mais apareça por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Bem infelizmente não pude ir,eu estava com uma viajem marcada ja há 2 meses atrás pros dias de carnvaval e já tava pago,eu gostaria muito de ter ido mas infelizmente não deu e teve muitos adiamentos também.
    Mas teve um sabado que eu encotrei uns cara lá de ibiruba na rua eles tavam de carro e me pararam pra perguntar aonde ia ser o festival de rock! bem e eu ja pensei nu summer rock e falei q foi adiado pra estes dias (18,19,20 d fev)obs: vi eles na rua no dia 18(sexta feira)os cara tavam com todas as coisas lá pra acampa pinga e tudo kkk. e ja falei que teria sido transfrido para os dias d carnaval,bah imagina os cara sairam lá da cidade deles pra num ter nada aqui.:/ mais isso ja foi part d falta de divulgação e talz (e num é todo mundo q entra no orkut todo dia pra ve oq ta rolando informaçoes e tudo....)
    Mas rola bem isso tem bastante gente q reclama q ijui num tem nada de festivias e show e dai qndo tem num vão.dai tu ve estes caras ai
    de outra cidade q vem pra ca com maior vontade e a galera daki mesmo q tavapor ai na cidade num foram, sendo q poderiam ter ido mas num foram d "babaquisse" mesmo...ou também escolheram o carnaval dai depois vem pinta de "roqueiro" também tem isso. kkkk

    ResponderExcluir
  8. bom, a Desordem Mental este ve la como combinado no domingo era pra toca as 18:0hrs estavamos la mas.... nada... nem publico nem bandas, nos sentimos... sei la oq... vcs devem imaginar lokos pra mostrar nosso trabalho com o afinco q batalhamos e td estava vazio estranho mas suportamos e seguimos em frente em busca da proxima oportunidade ficamos lisongiados com o convite nos preparamos e fomos, mas nada aconteceu... faz parte esperamos da proxima vez ter mais sorte estavamos muito afim e empolgados. DECEPÇÃO é a palavra q ficou, melhor sorte da proxima vez, ñ só a nos mas a tds... ñ desistao ñ o underground precisa d vcs.... d nos... lutaremos ate o fim... espero q compartilhem isso.... PAZ A TDS

    ResponderExcluir
  9. Peço sinceras desculpas ao pessoal da Desordem Mental, infelizmente não consegui contato com eles pra avisar. Devido a grande desistência das bandas, cancelamos o domingo. Infelizmente gente como eles, que realmente levam o meio underground a sério, não puderam tocar.

    ResponderExcluir
  10. Tbm senti que a coisa não fluiu como esperado, saimos da distante Crissiumal, antes espalhava entre meus comentarios para convencer meus amigos a participarem da van que seria o maior festival da regiao e que teriam mais de 200 pessoas. Nao medimos esforços para irmos, no fim consiguimos 15 pessoas na van, o que deu um custo de 27 reais, o q nao me importo, pq procuro ir em todos os festivais, e sempre aprecio. No entanto, este evento tinha um potencial mto maior, porem por alguns fatores acabou diminuindo o resultado das expectativas. Mas de qq maneira, todo o pessoal de Crissiumal curtiu, e agradeço por todos pela oportunidade de conhecermos novas bandas e fazermos novos amigos.

    ResponderExcluir